BLOG




Como Criar Seu Jardim Ecológico

Fonte: Cultura Mix ⋅ 19.04.2017

Um jardim em casa é bom, mas se ele for ecológico fica melhor ainda. Você consegue deixá-lo bonito e ainda estará contribuindo para não fazer mal ao meio ambiente. Sem falar que fazer uso de material reciclado para o seu jardim também é uma forma de economizar dinheiro. A troca de um vaso que nem sempre custa tão pouco por vasos feitos com garrafas plásticas, além de ser bem criativo é representa uma boa economia. Então, o que você está esperando para o unir o útil ao agradável, neste caso, acima de tudo, belo.

Prioridades Para Criar um Jardim Ecológico

  • Quando você opta por um jardim de baixa manutenção automaticamente está fazendo a escolha mais econômica.
  • O cascalho está sendo muito usado pelos paisagistas para diminuir o consumo de água, assim como telhados verdes para se manter em um ambiente “vivo”.
  • Um dos principais objetivos optando pela baixa manutenção é a redução do consumo de água, que pode chegar a 80%.

Planeje o seu Jardim Ecológico

  • Deixe espaços para o plantio de alimentos orgânicos.
  • Tenha espaços para os animais como abrigos para insetos, rochas, pequeno lago, madeiras mortas, etc.
  • Só plante as espécies que forem adequados ao lugar e ao clima e priorize a melhor posição individual para cada uma delas.
  • Coloque dentro do seu jardim tudo o que tiver origem sustentável e tiver sido colhido e produzido eticamente.
  • Planeje irrigação eficiente e conte com a chuva para o dia do cultivo como forma de economizar água.
  • Não usar nenhum produto químico, priorizar os fertilizantes orgânicos.
  • Busque meios de aproveitar a água da chuva.

Dicas de Decoração Para o seu Jardim Ecológico

Em jardim ecológico nada de objetos comprados, eles devem de preferência vir da reciclagem. E tem muita coisa boa que estava indo para o lixo e poderá ser reaproveitada no espaço. Algumas dicas:

  • A velha escada de madeira que não se usa mais há um século, pode ser colocada no jardim para a colocação de pequenos vasos. Escolha vasos coloridos que farão um belo contraste com a madeira envelhecida.
  • Bancos de ferro também dão um toque todo especial para o jardim ecológico. Coloque em um dos cantos, próximo a um canteiro de rosas e ficará um charme. Esse tipo de banco é fácil de ser encontrado em lugares onde são descartados ferros. Aproveite e garimpe outros objetos que podem ficar bem legal no jardim. Uma grande vantagem de se optar por um banco de ferro é que se trata de um material que não tem problema ficar ao ar livre, não exige nenhum tipo de manutenção especial.  Pode até mesmo molhar com a chuva.
  • Os vasos também podem ser “retirados” de materiais usados e de várias maneiras. Veja a seguir algumas dicas!

Um Canteiro Para Chamar de Seu

Para deixar o seu jardim mais bonito ainda capriche no colorido das flores. Quanto mais diversificadas e coloridas elas forem, mais bonito ficará o lugar. Aposte em detalhes para dar mais charme a decoração, como por exemplo, o uso de pedaços de tijolos. Lembre-se que no “lixo” dá para encontrar muita coisa bacana para incrementar o seu jardim ecológico.

Pedaços de piso ou outros revestimentos, por exemplo, se forem coloridos, podem marcar divisão na terra de um espaço a outro do seu canteiro.

O que dá Para Fazer com o que ia Para o Lixo no Jardim Ecológico?

Nós já demos muito exemplos aqui de coisas que poderiam estar indo para o lixo e podem deixar o seu jardim ecológico ainda mais bonito e único. Pois bem, ainda tem muito mais. 

Aquele material de informática que polui o meio ambiente quando não descartado devidamente. O ideal seria sempre conseguir uma forma de reaproveitá-lo. Então, a dica é também “modernizar” o seu jardim com esse tipo de material.

Improvise vasos com DVD e CD velho ou simplesmente na hora de fazer aquele canteiro, na falta de revestimentos coloridos, use a parte espelhada desse material. Só tenha cuidado para não colocá-los de forma que prejudique as plantas.

Aproveite a sua criatividade para encontrar formas de criar um jardim ecológico reaproveitando o máximo de materiais possíveis. Mas, não se esqueça que só isso não é suficiente. Boa terra, o não uso de inseticidas químicas, o reaproveitamento da água, a escolha pelas plantas que exigem baixa manutenção, são pontos para tornar o projeto realidade.

Além disso, saiba “aproveitar”o máximo o sol e tenha cuidado na escolha em relação a procedência das sementes ou mudas que você escolheu. O primeiro passo para um jardim ecológico é observar de onde vem as plantas.

 

Embora pareça complicado, é possível transformar, de forma muito simples, um jardim convencional em um jardim ecológico. Para isso, devemos reciclar elementos e fazer uso de produtos biológicos que nos permitem destruir os organismos prejudiciais às plantas, sem recorrer a pesticidas ou produtos químicos. Assim, pensando na natureza, podemos criar uma zona verde em que todas as espécies de plantas cresçam em harmonia.

Você pode construir um jardim que não necessite de grandes quantidades de água para a sua manutenção, ou reduzir o seu consumo, uma atitude que respeita a natureza e ao mesmo tempo mantém um ambiente agradável.

Acompanhe no vídeo algumas dicas de como transformar seu jardim convencional em um jardim ecológico. Assim, você terá um pedacinho da natureza bem perto de você. E além disso, estará colaborando para que objetos que iriam parar no lixo sejam reaproveitados, formando um lindo jardim, onde você poderá plantar desde plantas ornamentais até mesmo vegetais para consumo próprio.


TAGs


Vila Butantan

Um espaço de convivência voltado à cultura, gastronomia, moda e entretenimento.
Tel: (11) 3564-8731
Facebook: http://facebook.com/vilabutantan



confira Posts Relacionados

Vila Butantan e a reciclagem de ...


03/05/2017
fonte - Vila Butantan
#VilaRecicla

veja mais

Amaro


22/12/2016
fonte - Vila Butantan
Moda feminina

veja mais

acontece na Vila Butantan o fest ...


17/05/2017
fonte - Agito SP
O evento promove cultura e gastronomia gerando oportunidade de emprego - Leia mais!

veja mais

Março mês das mulhers na Vila: ...


31/03/2017
fonte - Vila Butantan
O projeto abordou temas relacionados ao empoderamento feminino e a transformação do papel da mulher na sociedade.

veja mais

A Vila Recicla: saiba como recic ...


05/04/2017
fonte - Setor Reciclagem
3 dicas simples para reciclar seu lixo corretamente.

veja mais

FORA DA CAIXA - REVISTA GOL


15/02/2017
fonte - Vila Butantan
Conheça a Vila Butantan!

veja mais

TIM MAIA NA VILA | 21/04 | ENTRA ...


17/04/2017
fonte - Vila Butantan
Eu só quero chocolate!

veja mais

Jardim Secreto Fair - Elas Fazem


25/04/2017
fonte - Vila Butantan
Jardim Secreto na Vila Butantan!

veja mais

Spa In Box


22/12/2016
fonte - Vila Butantan
Serviços de spa

veja mais

Camiseta Feita de Pet


22/12/2016
fonte - Vila Butantan
Moda Sustentável

veja mais

De graça! Kiss for Kids se apre ...


07/04/2017
fonte - São Paulo para Crianças
espaço combina serviços, gastronomia, comércio e entretenimento. Leia mais!

veja mais

Kuchendesign


22/12/2016
fonte - Vila Butantan
Relógios de parede com design alemão

veja mais

JARDINS VERTICAIS: CONHEÇA OS B ...


19/04/2017
fonte - Revista Casa e Jardim
Exuberantes, os jardins verticais são mais do que bonitos. Eles melhoram a temperatura e a qualidade do ar de ambientes internos e externos.

veja mais

Chilli Beans


22/12/2016
fonte - Vila Butantan
Óculos de sol e acessórios

veja mais

FIQUE LIGADO